Informações de que 20% dos jovens se automutilam preocupam profissionais da área da educação. E a situação se agravou desde a pandemia de Covid, de 2020 a 2022. Seria uma juventude atormentada?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 15% da população mundial entre 15 e 29 anos sofrem de transtornos como depressão e ansiedade, sendo essa a segunda principal causa de morte entre essa população.
Também há dados levantados por uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Leia sobre a pesquisa da CDL
Individualismo em todas as áreas
O presidente do Instituto Cultiva, Rudá Ricci, analisa que é crescente exigência social por desempenho. O filósofo Byung-Chul Han vem destacando uma progressiva e disruptiva demanda social pela performance individual em todas as áreas da vida (conhecimento científico, arte, amor, esporte).
Em artigo no portal Latinoamérica 21, Rudá afirma que “as sociedades em crise favorecem o extremismo e o suicídio entre jovens“
Em certos casos, o desfecho esperado pelo perpetrador de um ataque à escola é ser morto pelas forças de segurança, o que chamam ironicamente de “suicídio por policiais”, o que trará mais prestígio a quem cometeu o ato (…) (Rudá Ricci)
Leia a íntegra do artigo aqui
Veja também no Cultiva
Jornalista com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Passou pela redação dos principais jornais mineiros cobrindo política e economia. Assessor de ONGs de trabalhadores aposentados e membro do Instituto Cultiva desde julho de 2023.