Esta é a segunda parceria assinada com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para expansão da pós-graduação do Cultiva
O Instituto Cultiva acaba de assinar mais um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, desta vez, com a unidade do Rio Grande do Norte (IFRN). Com a decisão, profissionais da educação pública daquele estado poderão ter acesso aos cursos de pós-graduação do Cultiva, por meio das escolas dos Instituto Federal potiguares.
No RN, o IFRN já oferece mais de 200 cursos gratuitos, de formação inicial e continuada, técnicos integrados, subsequentes, pró-funcionários, superiores e de pós-graduação. Em suas 23 unidades, estudam alunos de todo o Brasil – de modo presencial e à distância. São 21 campi que – fisicamente – atendem a todos os munícipios do estado, além da Paraíba e do Ceará. Para os cursos EAD, há o Campus Natal-Zona Leste.
A parceria também prevê que o Instituto Federal colabore com a eficiência do projeto Comunidades Educadoras. Implantado recentemente no Rio Grande do Norte, o projeto tem como objetivo conectar o ensino em sala de aula a áreas da saúde e assistência social visando o acompanhamento de cada aluno individualmente.
Deste programa, surgem centenas de dados estatísticos, e a ideia é que o Instituto Federal possa analisar essas informações cruzando-as com os números da Secretaria da Educação para a melhoria contínua das escolas potiguares.
Metodologia em Expansão – Esse é o segundo Termo de Cooperação assinado pelo Cultiva com Instituto Federal. Em setembro, o IF de São Paulo fechou uma parceria semelhante, possibilitando a oferta do curso de pós-graduação em Gestão Democrática, voltado a profissionais da educação filiados ao Sinesp (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Municipal de São Paulo).
A primeira turma, composta por docentes, diretores, conselheiros e outros profissionais do ensino público, concluiu a formação neste mês após, tendo a aula de encerramento ministrada pelo presidente do Instituto Cultiva, Rudá Ricci.
Ele lembra que essa cooperação não envolve transferência de recursos entre as instituições. “Vemos o Instituto Federal como um aliado no compromisso com a democratização do ensino e o fortalecimento das políticas públicas educacionais para a construção de uma educação mais inclusiva e participativa”, conclui.
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