Instituto Cultiva

Politizar é fundamental

Politizar é fundamental, principalmente porque a tragédia no Rio Grande do Sul poderia ser minimizada.
A afirmação é do presidente do Instituto Cultiva, Rudá Ricci. Além dos cortes no orçamento de políticas de prevenção, deputados gaúchos alteraram de forma drástica a legislação ambiental. O tema foi analisado no Cultiva em Revista, live de domingo do Instituto Cultiva .

Para se ter uma ideia, o Código Ambiental do Rio Grande do Sul levou nove anos em debate, audiências e aperfeiçoamentos. O texto original, de 2000, inclusive tivera a ajuda na elaboração de José Lutzenberger, uma das maiores referências em ecologia no Brasil. Em 2019, o governador Eduardo Leite atropelou todo processo de discussão e acúmulo

É preciso politizar para que tragédias como esta não se repitam” foi uma das sínteses da Comunidade Cultiva no chat da live.


Acesse aqui o Power Point



Instituto Harpia suspeito

O jornalista Rafael Bruza fez um levantamento do Instituto Harpia em nome do qual o deputado tenente-coronel Zucco pedia contribuições em pix, a princípio, para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. O instituto é uma associação civil de extrema-direita sediada em Goiás. E o ex-presidente Jair Bolsonaro aparace em destaque como “embaixador” do Harpia.

Leia a informação do Harpia aqui

Frase da Semana

A frase é do secretário-executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini.


Bola Cheia e Bola Murcha

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, abiscoitou o Bola Murcha. Ficando os voluntários e equipes de resgate no Rio Grande do Sul com o prêmio de Bola Cheia.


Dica Cultural

Na dica cultural de Ademir Castellari, o seriado Bordertown. Uma série policial produzida na Finlândia e pode ser vista no canal Netflix.


Perdeu a live ao vivo? Assista aqui


Ainda não é inscrito no Canal Cultiva? Inscreva-se aqui


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *