Guerra de versões, guerra de narrativas, versões em guerra. A guerra entre Israel e o Hamas e seus impactos na mídia e na percepção das pessoas deram o tom do debate desta quinta-feira (19) no Ponto de Encontro, live das quintas do Instituto Cultiva.
Além do âncora Cássio Semká Oliveira, participaram Heraldo Leite como comentarista e os convidados: o psicológo Sérgio Paes de Barros, a designer Roberta Martorelli e o professor Matheus.
Nos três convidados a percepção do jogo de interesses da mídia corporativa e até um certo descrédito. E todos sempre procuram fontes alternativas de informação, como os conhecidos como “canais progressistas” e a “mídia alternativa”.
O que mais chamou a atenção foram as várias versões para o bombardeio do hospital Ahli-Arab, em Gaza, que matou “centenas” de pessoas.
Editorial
No editorial do Cultiva, o presidente do Instituto Cultiva, Rudá Ricci comentou a respeito do relatório final da CPMI do 8 de janeiro, afirmando que o resultado “desmantela a cúpula do bolsonarismo“, já que a maioria pode ser indiciada por diversos crimes. No entanto, Rudá ressaltou que o bolsonarismo está “vivo como cultura e um caldeirão de ressentimento“.
Assista ao editorial do Cultiva
Os convidados
Sérgio Paes de Barros – Nascido em Santos, é psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social e do Trabalho pela USP, Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. É da área de Psicologia Social e do Trabalho, com ênfase na relação Saúde Mental e Sociedade.
Roberta Martorelli – Natural de Santos, formada na área de design gráfico com interesse em psicanálise, semiótica, sociologia e moda. Atualmente trabalha com criação de acessórios.
Prof. Matheus – Professor de geografia da rede pública do estado de São Paulo, morador de Barra Bonita, interior de São Paulo.
Acesse aqui o Power Point
Assista à íntegra do Ponto de Encontro
Veja também no Cultiva
Jornalista com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Passou pela redação dos principais jornais mineiros cobrindo política e economia. Assessor de ONGs de trabalhadores aposentados e membro do Instituto Cultiva desde julho de 2023.