Em 2024, a Prefeitura de São Paulo anunciou a intenção de transferir a gestão das 50 escolas municipais com os piores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para organizações sociais (OSs). A medida, sustentada pelo argumento de “melhorar a gestão” e “elevar os índices educacionais”, baseia-se na suposição de que a baixa pontuação estaria ligada à atuação da equipe diretiva. O Ideb foi concebido como um indicador sintético de desempenho educacional; porém, atualmente tem sido utilizado como instrumento de ranqueamento.
O estudo “Ideb em foco”, conduzido pelo Instituto Cultiva, analisa a evolução de cada uma das 50 escolas com as piores notas no Ideb, bem como das 50 escolas com as melhores notas, a fim de constituir um grupo de controle. A investigação parte da hipótese de que há mais de um fator que impacta os resultados das escolas, como desigualdades estruturais e territoriais, número de alunos matriculados, entre outros.
Volume 1
Volume 2
A Agência de Notícias Cultiva é o setor do Instituto Cultiva responsável pela produção, redação e publicação das reportagens. Sugestões de pauta, erros e críticas podem ser enviados pelo WhatsApp (31) 99577-6556.