Instituto Cultiva

Bolsonarismo vive sem Bolsonaro?

Um levantamento completo da votação de Jair Bolsonaro nas eleições foi feito na live dominical do Instituto Cultiva. Municípios com maor votação, os 13 estados onde ele ganhou a eleição e outras análises srviram de base para se fazer uma projeção de como o bolsonarismo deve se comportar nas eleições municipais deste ano. Entre elas, a ideia que todos querem evitar a federalização das eleições para prefeito e vereadores dos 5.568 municípios brasileiros.

O bolsonarismo sempre trabalhou em bolhas, ao contrário do fascismo que se apoiava em partido e movimento de massas. Eles sempre trabalharam de forma fragmentada, nas redes, com exceção das motociatas“, analisou o presidente do Instituto Cultiva, Rudá Ricci.

Eles nem conseguiram as assinaturas para fundar um partido“, lembrou o vice-presidente, Ademir Castellari.


Agronegócio

Outro dado que o levantamento revelou foi a expressiva votação do ex-presidente em cidades influenciada pelo agronegócio, destaque para cidades mineiras, por exemplo, onde Bolsonaro perdeu no Estado, mas ganhou em cidades limítrofes com o Estado de São Paulo e os estados da região Centro-Oeste.

Também foi mostrado o dado que o ex-presidente teve mais de 80% dos votos no primeiro turno em cidades do Pará, Rio Grande do Sul e do Paraná.

Mais informações você obtém no Power Point que pode ser acessado abaixo.

Acesse aqui o Power Point


Frase da Semana

Essa cadeira aqui é uma cagada, estar comigo é uma cagada. Vou explicar a cagada. Não vai ter uma cagada dessa no Brasil” (Jair Bolsonaro)


Bola Cheia e Bola Murcha

Em votação pela comunidade, a Polícia Federal – pelas investigações em torno da tentativa de golpe de Estado – foi reconhecida como Bola Cheia. Bolsonaro levou o Bola Murcha


Dica Cultural

Um documentário sobre o poeta Manoel de Barros – ‘Só Dez por Cento é Mentira’ – foi a dica cutural de Ademir Castellari. No canal Netflix.



Aqui o .PDF da sexta (09/fev)


Perdeu a live ao vivo? Então assista aqui


Ainda não é inscrito em nosso canal no You Tube? Inscreva-se aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *