Pesquisas recentes feitas pela Quaest indicam que a popularidade do presidente Lula vem caindo. A aprovação do governo do presidente Lula (PT) caiu de 60% para 54% em outubro, de acordo com a pesquisa da Genial/Quaest.”Caiu seis pontos percentuais. É muita coisa“, afirmou o presidente do Instituto Cultiva, Rudá Ricci. Ou, segundo o slide: “Lula bate na trave”.
Segundo Rudá, o governo está sem avançar e não se comunica com a população de forma proposital. “As mudanças na política econômica não foram sentidas nem chegaram nas classe mais populares. Isso deixa o govermo mais vulnerável e mais desacreditado”, concluiu Rudá.
Em meio à diminuição do otimismo em relação à economia, explode a violência em São Paulo – com mais um ato de violência em uma escola púbica – e com a reação das milícias no Rio de Janeiro. “A extrema-direita e direita populista fracassam em São Paulo e Rio de Janeiro. A esquerda não apresenta projeto de segurança pública convincente”, ilustrou.
Acesse aqui o Power Point
Arquitetura da violência
De agora em diante participando das lives das quartas-feiras, o psicanalista e topólogo Luís Carlos Petry fez especial reflexão sobre “Violências Escolares“. Segundo ele, espaços exíguos, caóticos e cheios de conflitos familiares contribuem para uma atmosfera violeta que impacta o comportamento dos estudantes. “É como se fosse a arquitetura da violência“, definiu.
Corroborando a tese, uma das causas da violência é o “ambiente contaminado pela cultura do ódio“, de acordo com levantamento das secretarias estaduais de educação.
“As escolas estão despreparadas para atender situações que fogem da rotina, o que inclui agressividade, incivilidade e violência“, acrescentou Rudá, citando levantamento do próprio Instituto Cultiva, que trabalha com comunidades educadoras e lida com pais, alunos e professores.
“Os alunos gostam das escolas. Não gostam das aulas. Gostam dos professores. Não gostam da direção“, sintetizou com base nos levatamentos do Cultiva.
Aqui o aulão – Violências Escolares
Assista à íntegra da live
Veja também no Cultiva
Jornalista com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Passou pela redação dos principais jornais mineiros cobrindo política e economia. Assessor de ONGs de trabalhadores aposentados e membro do Instituto Cultiva desde julho de 2023.