Lula cresce entre os pobres e um raio X das esquerdas foram a sítense da Análise de Conjuntura, a live das quartas-feiras do Instituto Cultiva. O crescimento da avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os mais pobre foi sinalizado pela pesquisa do Instituto Qaest. E ao mesmo tempo em que cresceu entre os evangélicos. “Se melhorou entre os pobres, melhorou entre os evangélicos“, ilustrou o sociólogo Rudá Ricci, presidente do Instituto Cultiva.
A pesquisa indica também a maior aprovaçao entre as mulheres do que os homens. “Homens têm mais despeito, mulheres querem resultado. De uma maneira geral homens são mais conservadores e competitivos“, reforçou Rudá Ricci. Outro ponto de atenção foi de que o discurso de Lula ‘pegou’, principalmente na críticas ao Banco Central e dos altos juros.
As esquerdas na América
E dando início a uma série que vai avaliar o passado e o presente das esquerdas, a primeira parte mostrou algumas divisões mais recentes e o início com a figura de líderes mais carismáticos. E também entre as teses da historiadora Claudia Wasserman a de que a, mais do que seus próprios erros, foi duramente reprimida . “É nítida a paralisação das esquerdas pelo Estado aparelhado pelos empresários“, pontuou Rudá Ricci.
Acesse aqui o Power Point sobre as pesquisas
E o Power Point sobre as esquerdas
Você pode assistir à Análise de Conjuntura aqui
Ainda não é inscrito no Canal Cultiva? Inscreva-se aqui
Jornalista com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Passou pela redação dos principais jornais mineiros cobrindo política e economia. Assessor de ONGs de trabalhadores aposentados e membro do Instituto Cultiva desde julho de 2023.