Instituto Cultiva

‘Olho nos adversários’

O Bolsonarismo e a extrema-direita estariam desarticulados? A disputa de narrativas em cima do Sete de Setembro mostrou que estão organizados, avalia o presidente do Instituto Cultiva, Rudá Ricci na live dominical ‘Cultiva em Revista‘. “O campo progressita ficou na defensiva e perdeu, do ponto de vista comunicacional, com a ideia do ‘fique em casa’ durante a parada“, afirmou Rudá.

Eles não desarticulados. Estão na defensiva preparando uma contra-ofensiva“, acrescentou o vice-presidente do Cultiva, Ademir Castellari.

O campo progressista parece que perdeu a malícia política. Não se pode perder o olho nos adversários“, definiu Rudá.

Exemplo de boicote

Exemplo de articulação de grupos de extrema-direita vem dos Estados Unidos. Criaram um alerta denominado “Woke Alert” (alerta acordado, em tradução literal) que estimulou um boicote a uma determinada marca de cerveja, Bud Light por ter feito propaganda com uma influenciadora digital transgêro.

A marca Budweiser – que pertence ao grupo Ambev – amargou um prejuízo com queda significativa nas vendas.

As vendas para varejistas dos EUA caíram 14%, abaixo do desempenho da indústria cervejeira em geral. A receita caiu US$ 395 milhões (R$ 1,896 bilhão), segundo divulgado na imprensa.


Leia aqui a reportagem

Pontos de impacto

O que teria provocado esta reação de grupos bolsonaristas é a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid. Até então o grupo ligado ao ex-presidente achava que Cid iria chamar a responsabilidade para si e preservar Bolsonaro.

No entanto, uma frase de Bolsonaro teria indignado Cid e sua família, pois teriam se sentido desprestigiado.

“Ele fez o melhor de si. Peço a Deus que ele não tenha errado. E cada um siga a sua vida“



Bola Cheia e Bola Murcha

Na eleição do Bola Murcha e Bola Cheia da semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, emplacou pela segunda semana consecutiva. Ao Bola Cheia coube o tenente-coronel Mauro Cid, que teve sua delação premiada homologada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.


Frase da Semana

“O Senhor não nos prometeu que seria fácil. O Senhor falou que seríamos perseguidos, todos aqueles que tivessem Cristo como Senhor e salvador. E nós estamos sendo perseguidos e injustiçados” (Michelle Bolsonaro)


Acesse o PowerPoint


Dica cultural

A Dica Cultural coube à serie “Cangaço Novo” que vem chamando a atenção do público e dos críticos. Ela pode ser vista no canal de streaming da Amazon Prime.


Assista ao Cultiva em Revista


Veja também no Cultiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *