Uma tragédia anunciada, mas que deve ser politizada. A afirmação é da jornalista Maria Fernanda Passos, a Mafê, na live das sextas-feiras do Instituto Cultiva que tratou da tragédia climática no Rio Grande do Sul. “Precisamos politizar este tema. Estão tentar blindar agentes políticos. Houve flexibilização da legislação ambiental“, afirmou.
Mafê acrescentou que havia um projeto em Porto Alegre para derrubar os muros de contenção e construir condomínios de luxo. Com toda esta questão, destaca-se a solidariedade. “O anúncio está há décadas e precisamos ter atenção com os nossos riscos”, reumiu Rudá Ricci, presidente do Instituto Cultiva.
Acesse aqui os slides sobre o Rio Grande (em .PDF)
O que o trabalhador ouve e assiste
Sob a discussão de que o trabalhador ouve e assiste, Renzo Mora destacou três pilares: a música sertaneja, os reality shows e os super-heróis. Além do machismo dos sertanejos e do individualismo do super-heróis, ironizou: “O Big Brother é um bando de gente despreparada passando 24 horas dizendo nada”.
Se você perdeu a live ao vivo, assista aqui
Ainda não é inscrito no Canal Cultiva? Inscreva-se aqui
Jornalista com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Passou pela redação dos principais jornais mineiros cobrindo política e economia. Assessor de ONGs de trabalhadores aposentados e membro do Instituto Cultiva desde julho de 2023.