A esquerda envelheceu? Foi a pergunta que norteou as discussões no Cultiva em Revista, live dominical do Instituto Cultiva. A discussão foi baseada em texto de Frei Betto (acesse o link abaixo). Um dos motivos é a falta de renovação, além de uma política cada vez mais elitista e institucionalizada.
Neste cenário é evidente o avanço a extrema-direita entre os jovens. “Os caras tão mobilizando e a gente querendo ganhar eleição“, definiu Ademir Castellari, vice-presidente do Instituto Cultiva. “A esquerda se ‘acoxinhou’“, acrescentou o jornalista Rafael Bruza. “É evidente um problema geracional no PT“, afirmou Rudá Ricci, presidente do Instituto Cultiva.
Acesse aqui o artigo de Frei Betto
O mapa da extrema-direita
O avanço do fascismo na Europa e na América foi demonstrado em um mapa detalhando líderes e partidos (slides abaixo). E a grande o número de países onde a extrema-direita tem reais chances de ganhar as eleições. Itália e Hungria já têm governantes extremistas, mas Áustria, Bélgica, República Tcheca, França, Países Baixos, Polônia e Eslováquia também entram na fila.
Frase da Semana
Bola Cheia & Bola Murcha
Pela escolha da audiência Frei Betto ficou com o Bola Cheia. E o Bola Murcha, também escolha da audiência foi Zé Dirceu.
Acesse aqui os slides do mapa da extrema-direita (em .PDF)
Acesse aqui o Power Point – (Cabelos Brancos)
Dica Cultural
“The Human Stain” ou ‘Revelações‘ foi o filme indicado na Dica Cultural de Ademir Castellari. Você pode assistir pelo Amazon Prime.
Perdeu o Cultiva em Revista? Assista aqui
Ainda não é inscrito no Canal Cultiva? Inscreva-se aqui
Jornalista com MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Passou pela redação dos principais jornais mineiros cobrindo política e economia. Assessor de ONGs de trabalhadores aposentados e membro do Instituto Cultiva desde julho de 2023.